Coliseu de Roma

Chegamos em Roma,depois de rodarmos pelas charmosas cidades da Toscana.Saímos de Montepulciano e nossa viagem  mudou completamente!!! Até então andávamos de carro por estradinhas lindas e pacatas e ,agora ,tínhamos uma Roma vibrante e movimentada esperando para ser descoberta. Tem muita coisa para ser vista nessa cidade, dá para ficar meses ali e ainda terão locais novos para serem curtidos . Mas acredito que o Coliseu é um dos mais conhecidos e visitados de Roma , além de ter muitos pontos turísticos localizados bem próximos a ele. Portanto,tire um dia inteiro para conhecer o Coliseu, pois com seu ticket você tem acesso ao Fórum Romano ,que era o coração da Roma antiga. As ruínas são imponentes e caminhar por entre elas é uma sensação única! É realmente uma vista espetacular !!! Os mais famosos  são o arco de Constantino, o Templo de Vespasiano,o Templo de Saturno ,as ruínas do Templo de César e o arco de Tito. Vale a pena ter um mapa desse local pois é muita coisa para ver e ,por muitas construções estarem em ruínas, acabamos não sabendo o que significa cada uma delas. Fizemos a visitação ao Fórum Romano depois do Coliseu.

IMG_2445

IMG_2311

Compramos o bilhete on line para visitar o Coliseu( pois tínhamos receio de não conseguirmos no local ou então ficarmos um uma longa fila.O nosso bilhete foi com um guia e também com acesso aos subterrâneos do Coliseu. Escolhemos o horário no meio da manhã,chegamos cedo e não pegamos muita fila contudo ,quando saímos, já tinha uma fila considerável.O bom de ir pela manhã é que você fica com tempo livre depois para visitar o Fórum Romano ,sem pressa.Observe bem o local onde iniciará sua visitação, vá cedo para ter tempo de se locomover com calma.Nós ficamos numa fila que não era a nossa,indicado por uma pessoa que trabalhava no próprio local e perdemos o inicio do tour. Tivemos sorte de nos colocarem com outro grupo e conseguimos fazer todo o roteiro.Portanto,fique atento!

IMG_2329

O Coliseu ,também chamado de Anfiteatro de Flaviano,é um dos símbolos mais importantes do Império Romano e o maior exemplo da arquitetura e engenharia da época. Foi construído no local onde ficava o lago da casa de Nero e foi chamado assim pois foi encontrado ali uma estátua colossal (coliseu)do imperador.Foi iniciado em 72 dC e terminado em 80 dC e é considerado o maior anfiteatro já construído. O Coliseu tem em torno de 45 metros de altura e um formato elíptico. Sua construção apresenta colunas e arcos de uma arquitetura ímpar,uma arena com arquibancadas grandiosas que  abrigavam em torno de 50 a 80 mil espectadores e um subterrâneo com inúmeros corredores e galerias. Uma verdadeira obra imponente para a época!

IMG_2319

Iniciamos pelos subterrâneos do Coliseu,local onde ficavam os gladiadores esperando para as lutas que aconteciam na arena. Foi nesse local onde milhares de pessoas morreram ,já que o Coliseu foi palco de cruéis espetáculos. Os subterrâneos tinham comunicação com a escola de gladiadores,chamada de Ludus Magnus,a qual ficava num anexo ao lado do Coliseu . A caça de animais era um espetáculo comum na arena e era nos subterrâneos que ficavam leões,tigres,avestruzes,hipopótamos,elefantes e girafas prontos para o espetáculo.

IMG_2348

Os escravos faziam todo o trabalho pesado neste local e nada era visto pelos espectadores da arena. Tudo era muito bem organizado através de vários elevadores que içavam carros e os animais até a arena. Um desses elevadores foi reconstruído e assim podemos ter a noção de como era o funcionamento deles na época.

IMG_2337

A limpeza dos subterrâneos era feita através do sistema de canalização de água neste local,além de serem usadas para ter água para os animais .

IMG_2345

A arena estava em obras mas conseguimos sentir a grandiosidade do local.  Podemos imaginar a grandiosidade dos espetáculos com a arena cheia de pessoas  ovacionando os gladiadores durante os espetáculos!

IMG_2402

IMG_2409

Da arena também podemos ver o intrincado labirinto dos subterrâneos que fica abaixo dela e das arquibancadas. As imponentes portas principais de onde adentravam os animais e gladiadores podem ser vistas também deste local.

Depois da arena passamos por um museu que conta a história do Coliseu.Nas maquetes você pode  ter uma visão geral deste monumento tão magnífico!

IMG_2363

 

IMG_2378

 

IMG_2379

Realmente o Coliseu surpreende por sua beleza e arquitetura . Aliás Roma é um museu a céu aberto…pensar que estamos numa cidade que data de 753 aC nos deixa realmente extasiados!  E nada melhor que curtir Roma com novos amigos,um simpático casal que encontramos nas Cinqueterres e que dividiu conosco bons momentos na Itália!

SGYZ3316Tá esperando o que para visitar o Coliseu??? VIAJAGORA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s