Montalcino e Montepulciano são duas pequenas comunas italianas, na Toscana, famosas por seus vinhos e por estarem localizadas numa região de paisagens lindas no Val D’Orcia. Quando decidimos passar um tempo na Toscana, escolhemos as cidades onde encontraríamos os melhores vinhos italianos. Fomos em vinícolas no Chianti (leia o post!!) ,onde pudemos conhecer e degustar vinhos maravilhosos! Agora é hora de deixarmos nossa “Casa da Toscana “(não deixe de ler o post!) e ir conhecer o vinho Brunello di Montalcino,um dos mais conhecidos vinhos italianos! Seguimos então para o Val D’orcia , uma vale reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e um dos locais mais exuberantes da Toscana.
Val D’Orcia é uma região da Toscana de uma beleza natural incrível ,com cidadezinhas fascinantes e uma enogastronomia bastante conhecida como o mel de Val D’Orcia, o queijo pecorino de Pienza e o vinho Brunello de Montalcino.
Montalcino está localizada no alto de uma colina ,na província de Siena,com pouco mais e 5 mil habitantes. Já habitada na era etrusca, conserva suas características antigas muito bem preservadas.É uma cidade linda e charmosa, ótima para passar o dia e andar com calma pelas ruelas ,visitar os pontos turísticos e ter tempo para almoçar ou tomar um café num daqueles restaurantes à beira da calçada.
Um dos principais pontos turísticos desta cidade é a Fortaleza Rocca, construída em 1361 e uma das últimas linhas de resistência de Siena perante o ataque de Florença. É uma passeio imperdível!
Você tem uma bela vista da cidade e do maravilhoso Val D’Orsia! Parece que você está realmente dentro de um castelo pois entra em pequenas portas e sobe escadas estreitas.

Você consegue caminhar pela fortaleza e pelos seus altos muros.A paisagem lá de cima é de tirar o fôlego!
Dentro da Fortaleza tem uma Enoteca e não faltará o Brunello para você degustar e saber um pouco sobre ele. O vinho Brunello começou a ser conhecido quando Clemente Santi ,em meados XIX, iniciou o estudo das uvas desta região e desenvolvendo seu vinho usando somente as uvas Sangiovese ,deixando-o mais tempo nos barris .O nome Brunello deriva de Brune ,que significa marrom, cor do vinho que Santi conseguiu naquela época, resultado desses anos de envelhecimento.Hoje um vinho reserva do Brunello permanece 3 anos em barrica e mais 2 anos em garrafa ,para só depois seja comercializado. Sem dúvida foi o melhor vinho que tomei na Toscana!
Outro local para conhecer é Catedral do Santíssimo Salvador,que pode ser vista em qualquer ponto da cidade. É uma igreja católica romana ,construída por volta do ano 1000 mas tornando-se catedral somente em 1462.Obras importantes estão ali,como a pintura da Imaculada Conceição com Jesus e Deus Pai,feita por Francesco Vanni,em 1538.
Ali você tem uma bela vista da pequena cidade e também do vale. Uma paradinha para descanso!
Outra igreja de Montalcino é a Madonna ou Santa Maria del Soccorso ,um santuário procurado pelos peregrinos que vão para o Val D”Orsia. Foi construída em 1330 , sendo ampliada ao longo dos séculos e por isso apresenta estilos diferentes como renascentista,barroco e neoclássico.
Ali você pode ter uma visão panorâmica do belo vale! Hora de batermos a foto da galera já que sentamos um pouco para apreciar a bela paisagem!!!
Na Piazza del Popolo está o Palazzo Comunale e a Torre do Relógio.Neste local eram feitas as moedas da República Senese (1555-1559). Um bom local para sentar ,tomar um café e ver o movimento dos turistas .
E não saia de Montalcino sem comprar umas boas garrafas do vinho Brunello…garanto que serão consumidos ao longo de sua estadia pela Toscana!
Hora de irmos para Montepulciano ,outra cidade vinícola bastante conhecida por seu famoso vinho ,o Nóbile de Montepulciano. Mais uma bela cidade no alto da montanha!!! Tudo por aqui é muito bonito,bem cuidado e organizado.As estradas são boas e bem sinalizadas , andar de carro nestas pequenas cidades vale muito a pena pois você otimiza tempo e pode conhecer duas pequenas cidades em um dia só.
Para curtirmos ainda mais esse local que respira vinho, decidimos dormir numa vinícola, que ficava a uns 10 km de Montepulciano. Foi nossa melhor escolha !!! O lugar era tão mágico que não conseguimos sair mais da vinícola e decidimos curtir o dia ali! Salcheto é uma vinícola biológica ,com sustentabilidade ambiental e uma estrutura muito boa para quem quer descansar!
A localização do hotel é excelente ,bem de frente para Montepulciano…a paisagem vai deixar você de queixo caído! O nome Salcheto vem de Salco, Salgueiro, árvore cujos galhos da videiras eram antigamente amarradas. Também é o nome do rio de sai de Montepulciano e corre pelo vale.
Foi aqui que ficamos a tarde toda relaxando e fazendo a degustação dos vinhos da adega. Que diria que iríamos ver Montepulciano de dentro de uma ofurô?O hotel tem vários mimos para os hóspedes curtirem esse clima.Neste dia a temperatura não passava de 10 graus e ,ao sair da ofurô, chegamos em quartos quetinhos e aconchegantes.
E acordar pela manhã com esse visual? Parecia que estávamos numa vila antiga onde o tempo tinha simplesmente parado no tempo.
O café da manha é ótimo,bolos feitos na hora,geleias deliciosas,pães quentinhos…tudo realmente feito para você não querer sair dali!
A lembrança de Montepulciano vai ser a vista dela do nosso hotel mas teremos que voltar para conhecer a cidade !O mais próximo que chegamos dela foi para compramos mais vinhos!!!
E dali de Montepulciano, conseguimos ver a vinícola onde passamos momentos maravilhosos! A paisagem realmente é o ponto alto dessa região…

Tá esperando o que para fazer as malas e conhecer essas cidades magníficas? VIAJAGORA!!!