Ah….a tão famosa Ponte Vecchio… foi por causa dela que sempre quis conhecer esta bela cidade(lembrança de uma ópera de Puccinni). E a cena desse senhor tomando seu café ali ,à beira do rio Arno, deu uma bela foto e uma bela recordação! Florença é a maior cidade da Toscana e muito procurada pelos turistas ,tanto por sua beleza como por sua bagagem cultural. Considerada o berço do Renascentismo, Florença é palco de inúmeras obras arquitetônicas belíssimas! Uma delas é a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Duomo de Florença .De estilo gótico, ela está entre as dez maiores igrejas católicas do mundo. Sua construção iniciou em 1296 e terminou em 1367, mas a cúpula só foi concluída em 1436 e é uma das mais belas do mundo.
A catedral está localizada no centro histórico de Florença,assim como o Campanário de Giotto, o Batistério , a Cúpula de Brunelleschi e o museu Dell’Opera. Só nesse complexo você tem muita coisa para conhecer . Como estávamos somente passando o dia por lá, visitamos somente a igreja. Na verdade ,eu recomendaria ficar ,no mínimo,dois dias inteiros em Florença para conhecer com calma tudo que esta cidade oferece. Aqui o que chama bastante a atenção é o revestimento externo dos locais ,feitos de mármore branco,vermelho e verde …uma beleza ímpar!
Se prepare para ficar em uma longa fila para conhecer na catedral pois é um dos locais mais procurados pelos turistas . A entrada da catedral é grátis mas os demais pontos turísticos desse complexo são pagos . Um único bilhete vale para todos eles ,com validade de 24 horas. Pegamos um dia muito frio e realmente aguardar tanto tempo parado ,em pé ,foi cansativo e desgastante!
Mas valeu a pena pois a catedral realmente é muito bonita e sua grandiosidade demonstra a rica e suntuosa história desta parte da Toscana.
Florença é ,sem dúvida, um museu a céu aberto! E é na Piazza Della Signoria que você percebe como foi importante esta cidade para a cultura mundial. É a praça mais conhecida e procurada da cidade, situada entre a Duomo e o rio Reno . Aqui estão alguns monumentos importantes de Florença como o Palazzo Vecchio , atual sede da prefeitura e onde se encontra um museu com várias obras de artistas renascentistas .Também está ali a tão famosa Fonte de Netuno que impressiona pela sua grandiosidade e beleza. A construção iniciou em 1565 e foi em 1574 que teve sua completa finalização. Feita em mármore de Carrara,cidade próxima a Florença,representa as vitórias navais da Toscana.

No meio da Piazza Della Signoria está a estátua equestre de Cosme I , governante de Florença de 1429 a 1464 e fundador da dinastia Médici, família muito importante que governaria Florença por muitas décadas. Nesta praça também podemos passear pela Logia dei Lanzi ,um edifício na esquina ,com arcos abertos e onde estão várias esculturas conhecidas como Perseu e Medusa, Menelau e Patroclo , David de Michelângelo (uma das obras mais importantes do Renascentismo) e os leões de Medici. Ao lado do Palazzo Vecchio encontra-se a Galeria Ufizzi, considerada um dos museus mais importantes da Itália. Para quem curte e conhece arte e cultura, Florença é o destino certo!
Finalmente chegamos a ponte Vecchio , uma das mais famosas do mundo .Ela é considerada a ponte de pedra mais antiga da Europa.Acredita-se que esta ponte foi construída na Roma antiga em torno do ano de 1345,depois de uma enchente em 1333 ter arrastado a antiga ponte de madeira. Antigamente , estas casas suspensas na ponte, eram utilizadas por açougueiros e venda de verduras. Como a corte de Florença mudou-se para o Palácio Pitti ,que está ao lado direito da ponte , estes açougues foram fechados devido ao mau cheiro. Ali então instalaram-se joalherias e ourives. Na segunda guerra mundial ,esta foi a única ponte de Florença que não foi destruída pelos nazistas, graças ao cônsul alemão em Florença,Gerhard Wolf, que hoje tem uma placa em sua homenagem.

Na ponte Vecchio temos a maior concentração de lojas de ouro e prata da Itália. Aqui, famílias de ourives bastante conhecidas de Florença confeccionam peças maravilhosas. Vale a pena passear pelas vitrines… Os preços? Um pouco salgados…
Florença também é ótima para caminhar ,são ruas super charmosas ,com vários locais transados para tomar um café ,almoçar ou comprar vinhos da região.Há pelas ruas também artistas que deixam um ar ainda mais cultural e elegante.
E caminhando pelo centro, chegamos a Piazza di São Lourenço ,onde está a Basílica de São Lourenço, considerada uma das mais antigas pois foi construída sobre uma pequena igreja fundada por Santo Ambrósio, datada de 393 DC. Muitas pessoas ficam sentadas nesta praça para descansar ou curtir a movimentação .Por aqui há diversas lojinhas e tendas que vendem principalmente produtos de couro como casacos,bolsas,sapatos e souveniers em geral.
Bateu a fome???Então você está no lugar certo!!! Não perca o Mercado Central de São Lourenço,um ótimo local para você descansar depois de andar tanto. Aqui você encontra vários restaurantes com diferentes comidas e preços. É fácil de sentar já que tem muitas mesas , algumas para poucas pessoas,outras para compartilhar.
E não poderia ser diferente minha escolha…aliás a pizza italiana me surpreendeu pela massa saborosíssima.
Depois de tudo isso, quem sabe um belo por do sol ??? Seguimos para a Piazzale Michelangelo,um mirante sem muito glamour mas onde você terá a melhor vista de Florença e ,com muita sorte, um dos mais bonitos pôr de sol !
Tá esperando o que para conhecer Florença??? VIAJAGORA!