Siena

O bom de passear de carro pela Toscana é que muitas cidades são próximas umas das outras e você consegue muitas vezes visitá-las no mesmo dia.E foi o que fizemos. Saímos cedo da nossa “casa italiana” em Podere Felceto ,próximo a Panzano e fomos para Siena e San Gimignano, mais ou menos  a 40 km de distância. Se você tiver dias sobrando,vale a pena fazer com calma uma cidade por vez pois você curte com calma tudo que a cidade oferece. Geralmente quem está pela Toscana tem muitas cidades para visitar e aí então tem que otimizar o tempo.A paisagem da Toscana sempre encanta os olhos e a estrada para Siena não é diferente! São belas paisagens pela Chiantigiana,uma das estradas mais bonitas da Toscana.

IMG_0490

Para chegar em Siena você pode ir de trem,ônibus ou carro.Se for de carro ,observe bem onde você estaciona ou em qual rua você entra pois muitas são somente permitidas para moradores ou turistas que estão em hotéis do centro destas cidades.! Aliás em toda  Itália você tem que tomar muito cuidado com os sinais de trânsito e zonas proibidas.Acredite…as multas chegam!!!E para nós não foi diferente … duas multas depois de alguns meses.Além das multas,você paga 50 euros somente pela notificação da multa pela locadora.Em Siena há estacionamentos pagos ao redor da cidade e dali você pode ir a pé. Dependendo de onde você estaciona ,procure se informar sobre as  escadas rolantes que levam você bem próximo ao centro.

IMG_0375

Siena é uma cidade universitária,com um patrimônio histórico e cultural importante. Inicialmente era uma aldeia etrusca e depois uma colônia romana. Na praça em frente a catedral você perceberá a estátua de uma  loba amamentando duas crianças. Segundo a mitologia,Rômulo e Remo eram netos do rei Numitor , o qual foi traído por seu irmão que apoderou-se da coroa e mandou jogar os descendentes do rei no rio Tibre. A cesta onde estavam as crianças foi jogada para a margem do rio pela correnteza e uma loba cuidou e amamentou as crianças até serem encontradas por um pastor. Siena foi fundada por Sénio,filho de Remo e esta estátua é o símbolo da cidade.

IMG_0429

A catedral medieval de Siena foi construída entre 1220 e 1370. Se você observar com detalhe,a igreja tem formas e cores diferentes. Por ter demorado tanto tempo para ficar pronta,ela foi feita por diferentes arquitetos e escultores. A parte inferior ,de estilo romântico,foi feita no século 13 ,e a parte superior foi realizada somente no século 14,de estilo gótico.

IMG_0405

A catedral é  toda feita de mármore Carraro, branco e verde de Prato,cores de Siena.Ao lado da catedral está uma parte inacabada daquilo que seria uma ampliação da nova catedral,que nunca foi concluída.

O interior da catedral é belíssimo. Os mármores verde (que parece preto) e branco também estão em seu interior e causam um impacto visual lindo! No alto da cúpula central estão os bustos de papas e imperadores. Sentar ali e admirar a beleza da catedral vale a pena pois muitos são os detalhes desta igreja.

IMG_0407

Separe um bom tempo para conhecer essa Duomo pois aqui estão afrescos lindos e esculturas de pintores famosos como Donatello e Michelangelo. A lanterna da cúpula foi projetada por Bernini,famoso escultor e arquiteto italiano,cujas obras estão espalhadas por Roma. Há também uma pequena biblioteca em seu interior , a Libreria Piccolomini.

IMG_0411.JPG

Depois de tanta beleza,vamos caminhar por Siena. As ruas são simpáticas e  estreitas,com muitos locais para sentar, tomar um café e ver o vai e vem dos turistas. As flores e as frutas dão um colorido todo especial a essa cidade tão charmosa. Por estar no alto de uma colina,prepare-se para subir e descer por estas ruelas de Siena.IMG_0435

Todos os caminhos de Siena levam a praça principal…a Piazza del Campo.E foi ali que encontramos os amigos que fizemos durante nosso passeio pelas Cinqueterres. E nada mais justo que comermos juntos uma bela pizza! Na Itália há diversos lugares com pizza al taglio (em pedaços) e você irá se surpreender com o sabor delas! O ponto forte das pizzas não é o recheio como aqui no Brasil e sim a massa saborosíssima e o molho de tomate delicioso!

PPWT6385

A Piazza del campo é a principal praça de Siena e  simula um anfiteatro com a forma de concha.O piso é feito de tijolos avermelhados,com linhas de mármore travertino e com uma inclinação voltada para a região central.É aqui  onde se dá o Palio de Siena,uma corrida de cavalo disputada pelos 17 bairros da cidade,cada um com suas cores e hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro após 3 voltas na praça.

IMG_0442

Na praça estão os principais pontos turísticos da cidade como O Palazzo  Pubblico ,a Torre del Mangia e a Cappela di Piazza . O Palazzo Público ,ou Palazzo Comunale, foi a primeira edificação desta praça e  um belo exemplo do estilo gótico da época. Ao seu lado está a Torre del Mangia,uma das mais importantes da Toscana. São 102 metros e foi considerada por muito tempo uma das torres medievais mais altas da região. Está aberta a visitação e  você pode ter uma visão de toda Siena. Abaixo da Torre está a Cappela di Piazza,um tabernáculo construído em 1352,para agradecer a virgem pelo fim da praga que assolou a cidade de Siena em 1348.

IMG_0443

É uma praça linda e uma ótima escolha para o almoço já que ali estão excelentes restaurantes da cidade. Mas como já tínhamos nos deliciado com as pizzas, decidimos ir para San Gimignano e provar o tão falado sorvete da cidade,ou melhor,do mundo!

IMG_0583

Tá esperando o que para ir a Toscana e provar esta delícia conosco? VIAJAGORA!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s