Chianti é uma área montanhosa da Toscana ,conhecida mundialmente como a terra do vinho , situada entre as cidades de Siena e Florença . A estrada que passa por essa região é a famosa Chiantigiana,que sobe e desce colinas lindas e passa pelas principais cidades da região.A paisagem é única…cheia de ciprestes , videiras e oliveiras além de inúmeros castelos,pequenas vilas medievais e vinícolas que deixam a paisagem maravilhosa. E foi aqui que escolhemos conhecer um dos vinhos mais premiados da Itália,o Chianti Clássico.
Nesta região há inúmeras vinícolas,muitas super conhecidas e renomadas,outras pequenas e familiares. Decidimos conhecer a vinícola Antinori e o Castelo de Verrazano. São duas propostas diferentes,a primeira uma vinícola elegante e moderna,a segunda mais conservadora e de estilo medieval. E assim começa nossa maratona de degustação pela Toscana.Primeira parada : Antinori.
Giovanni di Piero Antinori, em 1385 , deu início ao que seria uma das maiores e mais conceituadas vinícolas italianas .São mais de 600 anos e 26 gerações voltados para a produção de vinho, que culminou em 2012 com a inauguração da nova vinícola, uma revolução no quesito arquitetura. A vinícola se encontra encravada na terra com seu teto ao nível do terreno. Aqui você pode caminhar sobre a vinícola e apreciar as vinhas cultivadas ao redor , especialmente a típica Sangiovese,que faz parte do tão famoso Chianti Clássico. Também encontramos aqui as variedades Canaiolo,Colorino e malvasia,além do tradicional Cabernet Sauvignon .
A vinícola foi extremamente bem desenhada e planejada para dar excelência ao vinho de uma forma natural,além de ser construída utilizando produtos de natureza local e de pensar no menor consumo de energia.Na visitação há uma bela apresentação de toda a história e vários são os tipos de tours que você pode escolher diretamente no site .Faça sua reserva com meses de antecedência pois é muito procurada pelos turistas.À medida que você começa conhecer a vinícola,você percebe a grandiosidade,modernidade e elegância da Antinori! Sua marca registrada é a escada helicoidal que liga os três andares.Você pode conhecer este local sem precisar fazer a visitação. Na entrada há uma bela enoteca onde são vendidos todos os vinhos produzidos pela Antinori e o ambiente é realmente propício para levar muitas garrafas .Afinal você está na Toscana e terá muitos dias pela frente para saboreá-los.
Cada local da vinícola tem detalhes de um design atual e charmoso…como a degustação sobre os barris de vinho. Durante a visitação você descobre que todo detalhe de sua construção foi extremamente pensado e estudado,como a refrigeração do vinho pela terra,um método totalmente natural. A iluminação é outra coisa que dá um impacto visual incrível. São luzes vindas do chão associadas com recuos , aberturas de vidro e locais abertos.
O jardim externo da vinícola é lindo …vale a pena uma parada para relaxar e curtir a vista.E a melhor parte finalmente chegou!!! Agora é hora de confirmarmos tudo que vimos ao longo da visitação. Numa bancada charmosa e bem posta estão os vinhos,acompanhados por uma massinha fina e deliciosa, somente esperando nossa degustação. E foi realmente um sucesso…um ambiente animado, pessoas educadas e alegres faziam da degustação um momento de descontração e integração. Saímos da Antinori com uma sensação de ter conhecido uma vinícola única,com um design de tirar o fôlego e um vinho de excelente qualidade.
Outra vinícola que visitamos foi o Castelo di Verrazzano ,um antigo assentamento etrusco e , posteriormente utilizado como posto de observação durante guerras que se seguiram na região. Já em 1150 havia relatos de vinhedos e olivais nestas terras e no século VII a família Verrazzano comprou a propriedade.Em 1958 ,Luigi Capellini assumiu o local e começou a restauração do castelo e das vinhas. A medida que se aproxima do castelo, observa-se a imponência da construção.A visitação inclui os jardins do castelo,muito bem cuidados e com uma vista impecável da região do Chianti. Aqui você pode se hospedar e assim terá a possibilidade de acordar nesse paraíso.
Ao entrar no castelo,percebemos a austeridade da construção…forte e imponente! O contraste do belo jardim com os vinhos empoeirados e as paredes rústicas fez com que nos sentíssemos no século passado !!! Você pode escolher vários tipos de passeios,com degustação somente ou com almoço e jantar incluído. É na bela osteria que você pode degustar a carne de javali,típica da região e símbolo do Castelo di Verrazzano. Não poderia ser o lugar melhor para a degustação dos vinhos e dos produtos feitos no local,como o azeite de oliva. Agora é só saborear e relaxar…. No Chianti você encontrará inúmeras outras vinícolas,como a Tenuta Casanova,em Castelina in Chianti, a Winery em Montefioralle e a Badia di Passignano, em Val di Pesa.Esta última é uma abadia beneditina localizada no topo de uma colina, de propriedade da família Antinori e considerada uma das áreas mais antigas da região. Não fizemos a visitação mas a qualidade de seus vinhos e os afrescos dentro da abadia valem uma visitação . Paramos somente para caminhar pelo local e comprarmos mais algumas garrafas de vinho na Osteria ,onde tem uma bela enoteca. Como somos apreciadores de vinho,nossa viagem pela Toscana foi para conhecermos os vinhos Chianti, Brunello de Montalcino e Nóbile de Montepulciano. Fizemos o roteiro para conhecer as vinícolas e as pequenas cidades que estão ao redor ,de forma a entrar no clima italiano do local. A cada vinícola havia uma pequena cidade próxima para curtirmos um belo almoço ou uma bela vista para lembrarmos para sempre nossa inesquecível viagem pela TOSCANA!
Tá esperando o que para viajar ???
VIAJAGORA!!!!
Bela viagem e lindo retrato dessa região que amo tanto! Parabéns! Os agriturismos do Chianti tb são de tirar o fôlego. Vi que vcs ficaram em Podere Felceto. Tenho saudades daquele lugar muito bem retratado por vcs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
muito obrigado!!!Realmente adoramos essa região e Podere Felceto foi uma surpresa maravilhosa!
CurtirCurtir