Depois de conhecermos Monterosso,pegamos o trem para Vernazza, maneira mais rápida e fácil de deslocamento. Se você for com mais tempo e disposição,há trilhas que ligam as cidadelas e uma das mais conhecida é a Sentiero Azzurro que interliga todas as cidades e é dividida em 4 partes. São em torno de 12 Km que você percorre em 6 ou 7 horas.Contudo algumas partes desse percurso estão bloqueadas há alguns anos . Se informe bem sobre as trilhas antes de ir pois há épocas do ano em que também permanecem fechadas ou podem estar passando por alguma reforma.
Vernazza é pequena… tem em torno de mil habitantes e foi a que mais sofreu com as enchentes de 2011 .Considerada por muitos como a mais bonita das cinco pequenas aldeias,Vernazza esbanja charme e alegria. O trem já deixa você bem próximo ao burburinho onde o comércio é intenso ,cheio de lojas para compras e também de restaurantes e cafeterias para sentar e apreciar o vai e vem dos turistas. É uma das mais movimentadas das Terres,com uma infraestrutura melhor para quem deseja ficar alguns dias por aqui.
Saindo do centrinho da cidade, o destino de todos é o mar…é ali onde a belíssima natureza começa a se desvendar e onde você tira um tempo para sentar e admirar a paisagem.Há uma pequena praia onde alguns banhistas corajosos entravam na água gelada,normal para um dia frio de mai. Ali tem uma passarela próxima ao mar que dá para caminhar e curtir a cidadela de frente.
Nesta orla esta a Igreja Santa Margarida de Antiochia,uma bela igreja de estilo romano,construída entre os séculos XI – XII. É famosa por sua torre octogonal alta e por sua beleza à beira mar, coisa não muito comum de se ver. Dizem que foi construída sobre outra igreja e que, durante as escavações, encontraram intacta a mesa medieval antiga do altar , que está até hoje ali.
Por aqui muitas pesssoas aproveitam para curtir o sol e comer nos inúmeros restaurantes do local. Vernazza tem uma boa rede de hotéis e excelentes restaurantes. E por falar nisso, fotografei sem saber o restaurante onde almocaríamos ( aquele com guarda sóis listrados bem no alto).
Na verdade ali no alto dos rochedos está o Castelo Dória,todo murado e usado no passado como defesa e ponto de observação. No meio da fortificação está uma torre cilíndrica onde você pode subir e apreciar uma das vistas mais incríveis da região. A entrada do castelo é barata e vale muito a pena. Estas duas próximas fotos foram tiradas quando estávamos no barco vindo de La Spezia a Monterrosso.
Agora é hora de ver o visual de Vernazza de cima do ponto mais alto. Vamos então subir as ruelas desta pequena cidade? Elas são estreitas e cheias de charme e você vai querer fotografar tudo,a cada instante! Na subida há pequenos restaurantes e você escolhe o que mais lhe agradar. Um ponto decisivo é a vista!
Realmente Vernazza dá um show de beleza…e a medida que se sobe,a vista vai ficando cada vez mais linda!
Mas é la do alto que você realmente se apaixonará por ela!!!Aqui você esquece qualquer esforço da subida!
E ali decidimos que seria o lugar ideal para almoçarmos …não haveria vista mais linda que essa para deixar gravada em nossa memória. Lembra daquele restaurante com os guarda sóis listrados?Pois bem, cá estamos!!!
Nada como um belo restaurante, uma bela vista,um belo prato de massa e amigos para curtir tudo isso !!!
Agora é hora relaxar ,tomar um vinho e se preparar para a próxima Cinque Terre.
Vamos conhecer Corniglia? ?Tá esperando o que para viajar ??? VIAJAGORA!!!!