Chegamos a Monterosso … Quem leu o post anterior viu que fizemos o passeio de barco saindo de La Spezia ,passando por Portovenere e por todas as Cinque ,com destino a Monterosso.
Agora é hora de conhecer as cidadelas de perto e ver o mar de longe. Preparados para caminhar? Mas antes uma parada para deixar mercado na memória a cor desse mar.
Monterosso al Mare é uma comuna italiana com pouco mais de 1500 habitantes sendo a cinque mais povoada da região. É uma das únicas praias das cinco cidadelas que tem uma faixa de areia maior,ideal para quem quer tomar um sol e curtir o mar.Aqui tem uma infra estrutura melhor,com guarda sóis e cadeiras para alugar.Na verdade são duas praias,a da Vila Antiga onde geralmente chegam as embarcações e a praia da Fegina.


O que divide a parte antiga da parte mais atual e residencial é a Torre Aurora, construída sobre o monte São Cristoforo. Aqui era o local de defesa da cidade contra as invasões piratas.Você consegue chegar bem próximo ao mar e a vista é espetacular!Não deixe de procurar a estátua de Netuno,à beira mar.Aliás sempre dê uma lida nos pontos turísticos de cada uma das cidades que você for visitar…falha nossa:não vimos Netuno!
Por onde você anda é um sobe e desce sem fim…mas cada pedacinho vale a pena nesse paraíso! Tudo é motivo para mais uma foto. Conforme o sol ficava mais brilhante,o mar ficava mais azul!
Para quem tem mais tempo nesta região,há muitas coisas para fazer e visitar. No centro mais antigo há monumentos históricos importantes como castelos , igrejas e campanários. Caminhar pelas ruelas é de praxe.Em Monterosso há bons hotéis, restaurantes e lojas…bem servido ao turista que ficar hospedado aqui.
Em 2011 houve uma enchente que destruiu bastante essa região, mas aos poucos a cidade foi se reconstruindo e as cores foram voltando com toda força.
Deixamos para trás Monterosso…agora vamos pegar o trem e seguir para Vernazza. Os trens funcionam muito bem e interligam todas as pequenas cidades e estas, à La Spezia . Se informe sobre o passe diário ou,caso fique mais, o passe semanal. Conhecer de carro essa região é possível,mas lembre que a maioria dos locais não permite o acesso de carro e os estacionamentos geralmente são longe.Então a melhor forma de curtir é de trem mesmo.
Vamos almoçar num restaurante à beira do penhasco? Tá esperando o que para ir conosco nessa viagem? VIAJAGORA!!!