Veneza com chuva valeu? Claro que sim, mas voltarei para conhecê-la num dia ensolarado e , de preferência, ficar hospedada no centro histórico e andar pelas ruas e canais curtindo tudo que esta cidade oferece…
A cidade está localizada no nordeste da Itália ,na lagoa de Veneza,no mar Adriático e é composta por 117 ilhas inteligadas por canais e pontes.É a capital da região do Vêneto com mais de 270 mil habitantes em toda sua comuna,mas somente 60 mil pessoas vivem no centro histórico, local mais procurado pelos turistas. Mestre e Marguera fazem parte da comuna e é onde estão os hotéis mais baratos e de onde partem os trens que se destinam à estação Santa Lúcia. Se você estiver vindo de trem de outras cidades,a estação correta para descer em Veneza é Venezia Santa Lucia. Você pode chegarm em Veneza também de barco, táxi ou com seu próprio carro.A diária de um carro gira em torno de 30 euros e , muitas vezes, tem que solicitar sua reserva antecipadamente.Nós fomos de trem ,já que ficamos hospedados em Marghera ,no hotel Lugano, extremamente bem localizado , a 200 metros da estação.
Os trens são frequentes e é fácil comprar os bilhetes nas máquinas ali mesmo da estação, com dinheiro ou cartão. Os bilhetes devem ser validados antes de embarcar no trem. Veneza …here we go!
A viagem até Veneza é curta e logo você chega na estação Santa Lucia,que está sempre bastante movimentada a lai você encontra um comércio de pequenas lojas com souveniers.
Ao sair da estação de trem,você já está com o pé em Veneza! . Em frente a estação de Santa Lúcia saem os translados de barco ,os vaporetos, para os hotéis e locais de interesse. Se você for conhecer as ilhas próximas,como Murano ou Burano,já se informe ali sobre os passeios,horários e valores. Vale a pena pechinchar um pouco caso você faça particular como nós fizemos.
Dali você pode também ir caminhando,uma opção ótima se você tiver tempo e disposição. Geralmente as pessoas pegam o vaporeto até a praça de San Marco,conhecem os locais de interesse e vão voltando a pé para a estação Santa Lucia. E foi o que fizemos,já que o dia estava chuvoso e não teríamos possibilidade de andar de gôndolas.
Passeamos pelo Grand Canal de Veneza,que é o maior e mais importante canal, passando pelos lindos edifícios, palácios e igrejas , que estão às margens dele,como a Santa Maria della Salute e o palácio Ca” D’oro ,além da ponte Rialto. Se com um dia nublado a paisagem foi linda,imagino Veneza num dia ensolarado!!!Está decidido…voltaremos sem falta para esta cidade!
Geralmente os barcos chegam próximo a praça San Marco e é por aqui que os turistas começam sua caminhada por Veneza. Ali estão duas colunas de granito ,trazidas de Constantinopla.Numa delas tem a estátua de bronze do leão veneziano,com asas.
Ali também você consegue ver a ilha de S. Gioorgio Maggiore e sua basílica ,uma das igrejas mais fotografadas de Veneza.
A praça de San Marco é a única praça de Veneza e é considerada o cartão postal da cidade.Ali estão vários pontos turísticos como o Palazzo Ducale, a torre do Relógio,a torre do Campanário e a Basílica de São Marcos. A Basílica é imponente e você pode observar os 4 cavalos de Constantino em seu exterior. O ponto mais alto de Veneza é a torre do Campanário,com 98 metros de altura,e está aberto para subir e ver Veneza do alto.Foi ali que ,em 1609,Galileu Galilei usou pele primeira vez seu telescópio.
Na praça também tem locais para você sentar para um café,depois de entrar nas lojinhas que estão cheias de coisas lindas.
Próximo a praça de San Marco está a Ponte dos Suspiros,uma das principais pontes de Veneza.Ela passa sobre o rio Di Palazzo e conecta com o Palácio dos Doges a Prigione Nove,que foi o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão.A lenda diz que os prisioneiros passavam por ali suspirando ,antes de serem encarcerados,motivo pelo qual a ponte recebeu este nome. Dizem também que o casal que passar de gôndola embaixo da ponte terá um amor eterno.
Mas são as gôndolas que dão todo charme à cidade.Você pode andar pelos diversos canais vendo a verdadeira Veneza! Você pode escolher o passeio sozinho,mais romântico, com direito a champagne ,ao som de uma bela música italiana, ou então dividir a gôndola com outras pessoas.
As ruelas de Veneza também tem seu encanto,com os prédios coloridos,cheias de lojinhas e restaurantes.As máscaras de Veneza são lindas…uma recordação legal para trazer de lá. Fazer Veneza em um dia é pouco…para curtir bem a cidade o ideal seriam uns 3 dias pois tem lugares incríveis para conhecer como as ilhas de Murano onde você conhece as fábricas dos vidros ,Burano com suas rendas artesanais e Torcello e as belas catedrais.
Depois de caminhar ,chegou a hora de descansar. Nada melhor que um restaurante ,um bom vinho e uma boa massa!
Com o friozinho que fazia , foi difícil sair desse restaurante. Decidimos ir caminhando até a ponte Rialto,para cruzá-la e pegar o trem de volta. Esta ponte é a mais antiga e a mais famosa de Veneza,um dos principais cartões postais da cidade. Muitos turistas aproveitam para curtir o pôr do sol ali. Há restaurantes e locais para sentar e tomar um café,além de lojinhas de souveniers.
Realmente a vista dali é maravilhosa!
E assim nosso dia terminou.Veneza deixou um gostinho de quero mais… Agora vamos pegar a estrada e ir para Cinqueterre. Vamos juntos nessa viagem?
Tá esperando o quê? VIAJAGORA!!!!