Veneza

 

Veneza com chuva valeu? Claro que sim, mas voltarei para conhecê-la num dia ensolarado e , de preferência, ficar hospedada no centro histórico e andar pelas ruas e canais curtindo tudo que esta cidade oferece…

A cidade está localizada no nordeste da Itália ,na lagoa de Veneza,no mar Adriático e é composta por 117 ilhas inteligadas por canais e pontes.É a capital da região do Vêneto com  mais de 270 mil habitantes em toda sua comuna,mas somente 60 mil pessoas vivem no centro histórico, local mais procurado pelos turistas. Mestre e Marguera fazem parte da comuna e é onde estão os hotéis mais baratos e de onde partem os trens que se destinam à estação Santa Lúcia. Se você estiver vindo de trem de outras cidades,a estação correta para descer em Veneza é Venezia Santa Lucia. Você pode chegarm em Veneza também de barco, táxi ou com seu próprio carro.A diária de um carro gira em torno de 30 euros e , muitas vezes, tem que solicitar sua reserva antecipadamente.Nós fomos de trem ,já que ficamos hospedados  em Marghera ,no hotel Lugano, extremamente bem localizado , a 200 metros da estação.

IMG_9352

Os trens são frequentes e é fácil comprar os bilhetes nas máquinas ali  mesmo da estação, com dinheiro ou cartão.  Os bilhetes devem ser validados antes de embarcar no trem. Veneza …here we go!

A viagem até Veneza é curta e logo você chega na estação Santa Lucia,que está sempre bastante movimentada a lai você encontra um comércio de pequenas lojas com souveniers.

Ao sair da estação de trem,você já está com o pé em Veneza! . Em frente a estação de Santa Lúcia saem os translados de barco ,os vaporetos, para os hotéis e locais de interesse. Se você for conhecer as ilhas próximas,como Murano ou Burano,já se informe ali sobre os passeios,horários e valores. Vale a pena pechinchar um pouco caso você faça particular como nós fizemos. IMG_9228

Dali você pode também ir caminhando,uma opção ótima se você tiver tempo e disposição. Geralmente as pessoas pegam o vaporeto até a praça de San Marco,conhecem os locais de interesse e vão voltando a pé para a estação Santa Lucia. E foi o que fizemos,já que o dia estava chuvoso e não teríamos possibilidade de andar de gôndolas.

Passeamos pelo Grand Canal de Veneza,que é o maior e mais importante canal, passando pelos lindos edifícios, palácios e igrejas , que estão às margens dele,como a Santa Maria della Salute e o palácio Ca” D’oro ,além da ponte Rialto. Se com um dia nublado a paisagem foi linda,imagino Veneza num dia ensolarado!!!Está decidido…voltaremos sem falta para esta cidade!

IMG_9259

Geralmente os barcos chegam próximo a praça San Marco e é por aqui que  os turistas  começam sua caminhada por Veneza. Ali estão duas colunas de granito ,trazidas de Constantinopla.Numa delas tem a estátua de bronze do leão veneziano,com asas.

IMG_9274

Ali também você consegue ver a ilha de  S. Gioorgio Maggiore  e sua basílica ,uma das igrejas mais fotografadas de Veneza.

IMG_9282

A praça de San Marco é a única praça de Veneza e é considerada o cartão postal da cidade.Ali estão vários pontos turísticos como o Palazzo Ducale, a torre do Relógio,a torre do Campanário e a Basílica de São Marcos. A Basílica é imponente e você  pode observar os 4 cavalos de Constantino em seu exterior. O ponto mais alto de Veneza é a torre do Campanário,com 98 metros de altura,e está aberto para subir e ver Veneza do alto.Foi ali que ,em 1609,Galileu Galilei usou pele primeira vez seu telescópio.

IMG_9292

Na praça também tem locais para você sentar para um café,depois de entrar nas lojinhas que estão cheias de coisas lindas.

Próximo a praça de San Marco está a Ponte dos Suspiros,uma das principais pontes de Veneza.Ela passa sobre o rio Di Palazzo e conecta com o Palácio dos Doges a Prigione Nove,que foi o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão.A lenda diz que os prisioneiros passavam por ali suspirando ,antes de serem encarcerados,motivo pelo qual a ponte recebeu este nome. Dizem também que o casal que passar de gôndola embaixo da ponte terá um amor eterno.

IMG_9287

Mas são as gôndolas que dão todo charme à cidade.Você pode andar pelos diversos canais vendo a verdadeira Veneza! Você pode escolher o passeio sozinho,mais romântico, com direito a champagne ,ao som de uma bela música italiana, ou então dividir a gôndola com outras pessoas.

As ruelas de Veneza também tem seu encanto,com os prédios coloridos,cheias de lojinhas e restaurantes.As máscaras de Veneza são lindas…uma recordação legal para trazer de lá. Fazer Veneza em um dia é pouco…para curtir bem a cidade o ideal seriam uns 3 dias pois tem lugares incríveis para conhecer como as ilhas de Murano onde você conhece as fábricas dos vidros ,Burano com suas rendas artesanais e Torcello e as belas catedrais.

Depois de caminhar ,chegou a hora de descansar. Nada melhor que um restaurante ,um bom vinho e uma boa massa!

Com o friozinho que fazia , foi difícil sair desse restaurante. Decidimos ir caminhando até a ponte Rialto,para cruzá-la e pegar o trem de volta. Esta ponte é a mais antiga e a mais famosa de Veneza,um dos principais cartões postais da cidade. Muitos turistas aproveitam para curtir o pôr do sol ali. Há restaurantes e locais para sentar e tomar um café,além de lojinhas de souveniers.

Realmente a vista dali é maravilhosa!UDFI1862

E assim nosso dia terminou.Veneza deixou um gostinho de quero mais… Agora vamos pegar a estrada e ir para Cinqueterre. Vamos juntos nessa viagem? IMG_9548

Tá esperando o quê? VIAJAGORA!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s