Saindo de Milão com destino a Veneza, decidimos dar um pulo em Verona .Chegando lá já sentimos o ótimo astral da cidade e mal sabíamos que ficaríamos encantados com ela. Verona é uma cidade localizada na região do Vêneto,às margens do rio Ádige,com cerca de 260 mil habitantes e é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.Famosa por ter sido palco do romance Romeu e Julieta,de Shakespeare,Verona é também conhecida por sua vinicultura e pela produção artesanal de móveis clássicos . Por ter sido uma colônia romana a partir do ano de 89 , a cidade preserva muito sua arquitetura medieval .
É no centro antigo que você percebe quão charmosa é Verona,com seus prédios em tons alaranjados e rosados ,que deixam as ruas mais coloridas! Ali você encontra um comércio forte ,com lojas de grife ,bons restaurantes , docerias e lojinhas de souveniers. Eu diria que esta cidade merecia um dia a mais só para curtir esse centrinho com calma. Tem muita coisa para descobrir!!!!
Mas é na Via Capello ,no centro histórico , que nos sentimos realmente em Verona.Ali está a casa de Julieta, grande amor de Romeu, e foi nessa sacada que ele fez suas juras de amor à Julieta. Será verdade? Muitos dizem que nada aconteceu de verdade e que Verona aproveitou-se da fama do romance e fez da fantasia uma realidade turística. E deu certo…ali está sempre cheio de turistas querendo bater foto na sacada.
Em frente está a estátua em bronze de Julieta e ,segundo a lenda, quem passar a mão no peito direito dela terá um casamento feliz.Ali também tem o local onde as pessoas deixam bilhetes de amor para trazer sorte . É uma luta bater uma foto com a Julieta pois todos querem trazer boa ventura ao casamento.
A Arena de Verona, localizada na praça Bra, é considerada o símbolo da cidade. O anfiteatro ao ar livre é o terceiro maior da Itália e foi construído no século I d.c. , abrigando mais de 20 mil pessoas,quase toda a população da época.Ele foi palco de vários acontecimentos ao longo da história como luta de gladiadores, moradia de prostitutas ,atos circenses e a cena triste da morte de hereges queimados vivos. Atualmente ocorrem vários espetáculos como concertos de ópera, shows e festivais. Sua forma elíptica faz com que tenha uma excelente acústica em todos os locais da arena.As pedras utilizadas para a construção da arena vieram de Valpolicella,cidade vizinha, e dão essa coloração branca e rosa,que contrasta com as construções coloridas da cidade.
Nosso dia em Verona foi um rápido mas valeu cada momento. Mas ainda deu tempo para passear de carro pelas ruas desta cidade tão aconchegante!!!
Deixamos Verona e seguimos para Veneza…vamos juntos para lá?
Tá esperando o que para fazer as malas???? VIAJAGORA!