Se você leu o post anterior sobre Bellagio e Varenna,entenderá porque decidimos ir até a Suíça.Estávamos a menos de 100 km de St Moritz ,região super badalada e de paisagens lindas! Quando falamos em Alpes Suíços , logo pensamos em inverno e estações de esqui,contudo você pode curtir essa região sem precisar saber esquiar. E foi o que fizemos. Nosso objetivo era conhecer de carro os arredores de St Moritz, principalmente Pontresina,onde subiríamos de teleférico a montanha Diavolezza,a qual tem uma visão magnífica dos maiores picos dos alpes orientais,como o Piz Bernina.
Saindo de Varenna,na Itália, já avistávamos os picos cobertos de neve.A paisagem ia se transformando a medida que subíamos e as estradas se tornavam bastante sinuosas,porém boas e bem sinalizadas.Várias cidadezinhas cruzavam nosso caminho e ,se você precisar dormir antes de chegar em St Moritz , Chiavenna é uma escolha pois é uma cidade maior com opções de hotéis,lojas e restaurantes.
Passamos por locais lindos e o lago de Silvaplana ,ainda congelado , foi uma surpresa,afinal já estávamos na primavera!
Logo chegaríamos em St Moritz ,uma cidade de um pouco mais de 5 mil habitantes ,na região de Engadina, famosa por suas badaladas estações de esqui . É um local com muitas opções de lojas,restaurantes e pontos turísticos. Esteja preparado pois é a cidade mais cara da região, principalmente em alta temporada.Cidades próximas como Celerina e Pontresina podem ser uma opção.
Como estávamos sem hotel e anoiteceria tarde, decidimos ir até Pontresina, a 18 km de St Moritz,para ver onde seria nosso passeio no dia seguinte.
E quem disse que voltaríamos para St Moritz? Essa estrada pequena nos levavaa um dos locais de neve mais lindos que estivemos nestes últimos anos.Foi ali que ,sem querer,paramos num hotel e nos instalamos! O hotel ficava à beira da estrada,no meio do nada ,com um lago congelado na frente e neve para todos os lados. Estacionamos o carro e ali ficamos curtindo o anoitecer desta noite gelada!
Ficar ali foi extremamente diferente .Hotel isolado de tudo e com pouquíssimos hóspedes por ser final de temporada de esqui,nos sentíamos naquele filme onde pode acontecer de tudo! Porém o hotel era acolhedor e quentinho, quarto confortável de frente para um lago congelado com a montanha ao fundo ,além de um café da manha excelente! Acordar assim foi de tirar o fôlego!
Aliás foi difícil de sair dali porque queríamos registrar cada momento deste lugar !
Aqui estamos já a 2300 metros de altitude…vamos subir mais? Diavolezza é uma montanha com altura de 2973 metros e de onde você vê uns dos picos mais altos do local,o Bernina ,que mede 4049 metros. Se você estiver em Milão e não quiser alugar carro,você pode ir de trem até a cidade de Tirano e dali pegar o trem Bernina Express um trenzinho vermelho e charmoso, que sobe até esta região.O passeio deve ser incrível pois costeia as montanhas cobertas de neve.E encontramos um deles passando enquanto subíamos o teleférico.
Era final de temporada e foi uma pena não estarmos ali para um dia de esqui,mas o visual la de cima faz você esquecer de tudo e de todos!
Decidimos sentar no restaurante e só admirar a beleza dos picos na nossa frente…. foi um dos dias mais incríveis da nossa viagem ! Descanso para a mente!!!!
Voltar à realidade não foi fácil , mas o dia estava chegando ao fim e tínhamos toda a descida dos alpes em direção à Itália. Preferimos aproveitar o dia longo e seguir em direção à Milão…pararíamos onde terminasse o sol.
Descemos pelo outro lado da Suíça,por Tirano,de onde parte o Bernina Express e vejam as belezas que encontramos pelo caminho! Dá vontade de parar a toda hora e só ficar admirando esta paisagem incrível. Pegamos estradinhas vicinais que nos levaram a locais maravilhosos e fora da rota turística.
Bérgamo foi a cidade escolhida para descansarmos pois manhã seguiríamos para Milão. E sabe que Bérgamo nos surpreendeu? Vai querer ler o próximo post né?
Tá esperando o que para fazer as malas? VIAJAGORA!!!!