Carcassone…uma cidade medieval no interior da França!

IMG_8140

 

Carcassone é uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa e um dos pontos turísticos mais  visitados da França . Está localizada no sul da França ,entre a Espanha e a Provence .Construída no século XIII,  Carcassone era habitada pelo povo cátaro,dissidentes do catolicismo.Para garantir sua proteção durante as invasões,Carcassone dispunha de outras 5 fortalezas,chamadas os filhos  de Carcassone:Aguilar, Peyrepertuse, Puilaurens, Quéribus e Termes. Durante as Cruzadas, os cátaros foram literalmente massacrados e subjugados ao catolicismo.Foi uma região de muitas histórias e batalhas e sua reconstrução inicia-se no século XIX ,por Violet-le -Duc,também conhecido por restaurar a catedral de Notre Dame.

IMG_8234

É conhecida como a cidade de duas cidades,ou seja, a que fica no alto,a fortaleza ou a cidadela murada,e a outra,a cidade baixa, que fica  aos pés da colina e a beira do rio Aude.

IMG_8190

Se você estiver pelo sul da França vale a pena conhecer essa região,já que há várias Fortalezas que estão abertas à visitação alémde Carcassone.De Barcelona são em torno de 300 km e talvez passar uma noite por lá seria ideal. Como estávamos em Andorra e íamos em direção a Mônaco,decidimos conhecer Carcassone. E a viagem foi ótima pois saímos do alto dos Pirineus,cruzamos a fronteira da Espanha e passamos por estradas lindas ,no interior da França.

Ao chegar em Carcassone ,de longe já ficamos impressionados com a grandeza da cidade medieval. Como não tínhamos muito tempo para percorrer toda a cidade ,escolhemos conhecer a Fortaleza.

O acesso ao castelo de carro é fácil,você vai encontrar um estacionamento pago, bem próximo e bem na entrada onde você acessa o castelo.Para conhecer o interior você tem que pagar um ingresso que está em torno de 8 euros.

Prontos para voltar à era medieval? Na entrada da  fortaleza, a  imponência das torres  deixa claro a beleza das construções.

Do alto dos muros você consegue ter uma noção da grandiosidade deste local que é considerado ,desde 1997 , Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.A cidade  toda tem em torno de 50 mil habitantes e suas casas antigas e ruelas charmosas podem ser desvendadas num passeio a pé.Já a cidadela murada tem pouquíssimos habitantes e está mais voltada para o turismo e comércio do local.Do castelo você consegue visualizar a beleza da cidade baixa que também vale um passeio por suas ruas antigas.

IMG_8222

Dentro da Fortaleza você faz um tour, iniciando por uma projeção onde explica-se sobre a história do local. Andando pelas muralhas você vai descobrindo a beleza de Carcassone.

Geralmente há exposiões de arte dentro da fortaleza ,além da igreja de Saint Nazaire,que tem uns vitrais lindos e uma arquitetura bem diferente.

É caminhando pelas ruelas que você se sente na era medieval.Aliás um dos filmes de Robin Hood foi filmado em Carcassone. E ali  tem muitas  lojinhas com artesanato local e souveniers . Você vai se maravilhar!!!

Mas são nos cafés charmosos que você curtirá todos esse clima!Dispense um tempo para sentar e apreciar as delícias do local.Afinal você está em Carcassone!!!

Valeu a pena cada instante dessa nossa viagem e Carcassone nos surpreendeu muito!

IMG_8282

Daqui partimos para a Côte d’Azur….e uma das paradas foi Cassis,umas das cidadezinhas mais lindas que visitamos! Olha só que charme!!!

IMG_8478
Cassis

Tá esperando o que para fazer as malas? VIAJAGORA!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s