Portugal de norte a sul

IMG_9558

Depois de passar 15 dias viajando por Portugal,entendi porque muitos brasileiros estão se mudando para lá.País de uma riqueza cultural imensa,paisagens de tirar o fôlego,gastronomia excelente e um povo educado e cordial.Além disso Portugal está entre os países de maior segurança para se viver! Satisfeito?Então espere para ver as dicas deste post…garanto que vai logo pensar em arrumar as malas e conhecer Portugal.

Foi pela cidade de Porto que chegamos em Portugal e  dali começamos a desbravar esse pais singular.

Porto é uma cidade espetacular,grande e com muitas coisas para conhecer,além de ter em frente Vila Nova de Gaia e foi por ali que iniciamos nossa  viagem.Vila Nova de Gaia é um charme,pequena e aconchegante ,onde há inúmeras vinícolas,já que era o local de desembarque de todo vinho produzido em Portugal.Você pode cruzar a ponte e descer a pé até Gaia ou pegar o teleférico,o qual tem uma vista maravilhosa.Antes de  você pegar o teleférico,dê uma passada no  mosteiro da Serra do Pilar ali pertinho.Começamos já pelas vinícolas e adoramos o vinho do porto branco…vale a pena levar uma garrafa na mala para lembrar de Portugal.A maioria das vinícolas são próximas uma das outras e assim você pode visitar algumas no mesmo dias.Tem vários lugares para comer ou beber ali,um deles parece  um   mercado público,com cervejas artesanais,várias coisinhas para degustar e com frutas para comprar…os morangos são deliciosos.Ah…e agora somos em seis…nosso grupo vem  aumentando a cada viagem!!!

 

Em Porto tem muita coisa para visitar…caminhe pelo centro histórico,ele está cada vez mais renovado ,há igrejas lindas como a do Carmo,de São Francisco e a  dos Cléricos….suba na torre desta última,a vista de lá é espetacular.

 

As ruelas têm muitas lojinhas interessantes,ótimas para lembrancinhas da cidade..Visite a livraria Lello,onde a escadaria serviu de inspiração para o filme Harry Potter,já que a autora morou em Porto por algum tempo.Na hora do almoço vá até o cais provar os frutos do mar…os restaurantes são ótimos e a vista de Gaia, da ponte  e do teleférico valem a pena. Você também pode optar por comer uma francesinha,comida típica de lá,no café Santiago,o melhor e mais famoso da cidade.Se tiver tempo para uma paradinha ,vá conhecer o elegante café Majestic,ótimo para um bate papo e um lanchinho.

 

Depois de  conhecermos Porto e Gaia,fomos descobrir outros locais lindos de Portugal.Várias cidades dá para fazer  um bate e volta do Porto,como Guimarães,Braga,Vigo,Coimbra e Aveiro,Peso da Régua e também Santiago de Compostela..E foi o que fizemos…

Iniciamos por Santiago de Compostela,que fica na Espanha.Parece longe mas as estradas são excelentes e você faz em 2 :30 hs ou menos.A cidade até que é grande ,mas o centro histórico dá para ver bem em um só dia.O lugar tem uma energia ímpar,principalmente quando você chega na praça dos obreiros, ponto de chegada dos peregrinos.Andar pelas ruas e ver todas essas construções antigas é emocionante.

 

A catedral de Santiago é linda …vá sem pressa pois tem muita coisa para apreciar em seu interior.Na igreja  tem uma lojinha de lembrancinhas lindas,mas caminhando pelas ruas também encontra outras tantas.E depois de perambular pela cidade,pare para comer uma torta de santiago.

Na volta de Santiago passamos em Viana do Castelo ,que fica mais próxima ao Porto,para vermos o pôr do sol na Igreja de Santa Luzia.Dali você tem uma vista linda da cidade além de  ver o sol morrendo no mar ,um espetáculo inesquecível!!!

 

Aveiro e Coimbra foram nossa próxima parada e fizemos em um dia só mas ,se tiver tempo ,acho que poderia passar um dia inteiro em cada uma,principalmente em Coimbra.Nós somente visitamos a universidade e os pontos próximos a ela.E nisso já  ficamos quase toda manhã.Ao comprar o ingresso,você tem várias coisas incluídas como a visitação a capela,ao interior da faculdade,ao local onde era uma prisão e a subida para a  torre. Lá de cima você tem uma visão de toda a cidade e você pode ver uma cidade grande e linda. A subida já é uma aventura pois a  escada vai estreitando cada vez mais…uma sensação única!

IMG_9787

 

Aveiro foi uma surpresa deliciosa!!!Cidade menor e mais acolhedora.O passeio nos barcos moliceiros,típicos da região,é interessante…ainda mais se você pegar um barqueiro animado como o nosso,que cantou inclusive um fado!Em Aveiro tem um shopping com lojas legais e  é um bom local para almoçar.Gostamos de um restaurante chamado Serra da Estrela,onde comemos o famoso bacalhau na nata.Prove ali o queijo da Serra da Estrela,uma delícia.Mas guarde espaço para a sobremesa pois  está na terra dos ovos moles e por ali tem inúmeros locais para tomar um café e provar das delícias da região.Sentamos na casa dos ovos moles,Barrica café para confirmar a fama dos ovos moles de Aveiro!!!

Antes de voltarmos para Porto,ainda tivemos fôlego para pegar mais um pôr de sol numa praia próxima a Aveiro.

IMG_9892

A região do Douro foi nossa próxima parada e para mim foi o ponto alto da nossa viagem.Simplesmente amei a região das vinícolas e eu acho que ficaria uma noite por ali,em algum hotel no meio destas incríveis vinícolas.Infelizmente fizemos um bate e volta,mas deu para curtir e descansar no Alto Douro Vinhateiro! A estrada vai contornando o Rio Douro e as vinícolas vão aparecendo nas encostas . Antes de chegar às vinícolas ,passa-se pela cidade chamada Peso da Régua,onde se pode pegar um barco para subir o Douro ou também fazer um trajeto de trem.

Nós fizemos tudo de carro e escolhemos a vinícola Sandeman para passar o dia.Fizemos a degustação de vários vinhos ,acompanhados de uma tábua de frios.O local é lindo e charmoso e vale a pena ficar por ali descansando e curtindo a vista .

Na volta para Porto,passamos na cidade de Lamego,onde tem o Santuário de nossa Senhora dos Remédios.O local é bem no alto da cidade…você vai subindo mais de 600 degraus e a cada lance de escada tem pinturas e esculturas lindas.

Não se preocupe que depois de tanto esforço,tem a recompensa.Quando você chega no final da descida tem a casa do presunto à direita,local para comer um belo sanduíche e beber alguma coisa.Dentro tem uma adega de vinho…já viu né?

 

Depois de conhecermos Porto e arredores,começamos nossa viagem para o sul de Portugal.Saímos de Porto em direção às praias do Algarve e ,na descida,passamos por Fátima. Local imperdível e que pode ser feito em um só dia,contanto que chegue cedo pois tem mais coisas para ver além da igreja. Na chegada você se impressiona com a magnitude do local…a enorme Basílica da Santíssima Trindade,a Basílica Nossa Sra de Fátima e  a capela das aparições.

Mas eu diria o que  mais gostei de Fátima foi conhecer a vila de Aljustrel, onde se encontra a casa dos pastorinhos,  crianças que viram as aparições de  Nossa Sra de Fátima. Ali você pode visitar o local de uma das aparições,além de conhecer a casa dos pastorinhos,com móveis e objetos pessoais praticamente intactos. Há inúmeras lojinhas por ali,com coisas realmente baratas e lindas…como toalhas,porcelanas,roupas…enfim,vale uma rodada pela área.

Ainda por ali ,descobrimos as grutas de Mira de Aire,um local lindo considerado uma das 7 maravilhas naturais de Portugal.Você desce 110 metros de profundidade ,em escadas de pedra e depois sobe de elevador.Vale muito a pena!

E chegamos ao Algarve!!!!Ah…um sonho ,praias lindas,locais maravilhosos onde você pode curtir mesmo que não seja temporada de verão.Passamos duas noite por lá,mas uma semana seria o ideal!!!Tem muitas praias , restaurantes e as lojinhas por toda costa!Nós tiramos uma manhã para fazer o passeio de barco pelas  grutas  ,um passeio imperdível!Procure fazer o passeio pela manhã,onde encontrará um mar mais calmo.

 

Faro e Albufeira são locais legais para passar o dia.Albuferia tem um centrinho bem agitado,vale a pena almoçar por ali.Faro tem a parte antiga,um local para passear com calma.

Lagos é outro local imperdível para se conhecer,uma cidade maior e com belezas naturais lindas!!! Reserve tempo para descer até  o mar pelas escadarias…

De Lagos vá até Sagres,onde você pode conhecer o Cabo de São Vicente,ponto mais sudoeste da Europa.Rodeado por enormes falésias,é um lugar ideal para pegar um pôr de sol!Mas leve um casaco, pois o vento lá é sempre forte!

Deixando o belo Algarve para trás,vamos descobrir Lisboa e arredores.E no caminho para Cascais fomos entrando em estradas pequenas e descobrimos lindas paisagens até chegarmos em Porto Covo,uma praia bem conhecida de Portugal.Tem um centrinho adorável…dá para fazer um pit stop !

Ficamos 4 dias em Cascais e dali fizemos nossos passeios pela região .Cascais é um local lindo,ótimo para ficar se não quiser o agito de Lisboa…O centrinho é um charme,a orla linda para caminhar e tem muitos restaurantes e bares para curtir.Não deixe de ir a boca do inferno,bem na orla de Cascais.Estoril  é bem pertinho…pode ser que esteja rolando um torneio de tênis ou então alguma corrida no autódromo.

O que dizer de Lisboa?Nós teremos que voltar pois ficamos com aquele gostinho de quero mais !!!  Posso dizer que uma semana ainda é pouco para ver tudo que a cidade oferece.Mas deu para ter uma visão geral e adoramos cada instante nos pontos turísticos que conhecemos:Castelo de São Jorge e arredores,monumento aos descobrimentos e palácio nacional

Lisboa também vai se mostrando saborosa…Não deixe de ir comer os pastéis de belém mais famosos de Lisboa e degustar o bolinho de bacalhau com queijo da serra da estrela,  no Museu da cerveja.

Mas caminhar pelas ruelas  por Lisboa ou andar de bondinho é a melhor forma de descobrir lugares escondidos, lojinhas, restaurantes e deliciosas confeitarias!!!E nada melhor que fazer isso só em mulheres !!! A cada esquina uma paradinha para um café,um doce…e outro café…e outro doce…uma perdição!!!

 

Sintra é outro local que curtimos muito e um dia eu diria que é pouco para conhecer tudo!Fomos ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros e descemos ao centrinho. Adoramos o astral do local e sentamos no solzinho de primavera para tomar uma taça de vinho e saborear uma tábua de frios. Sobremesa???? As tradicionais almofadas,doce leve e delicioso,uma delícia!!!

De Sintra , vá ver o lindo pôr do sol no Cabo da Roca…vai fechar com chave de ouro o seu dia!É o ponto mais ocidental de Portugal e a paisagem é show!

E nossa viagem está chegando ao final…de Cascais nos despedimos e seguimos para Guimarães .Mas ainda tem muita coisa para conhecer neste percurso…Óbidos e Nazaré  são nossos destinos agora.

Óbidos é um local que você pode conhecer em pouco tempo pois o que mais chama atenção é o castelo medieval. é um local fechado onde você anda pelo alto dos muros vislumbrando uma paisagem muito linda.A igreja é pequenina assim como as ruas.Mas nada por ali é muito legal e não esqueça de tirar um tempinho para sentar e  tomar a famosa bebida chamada Gingina de Óbidos ,servida num copinho de chocolate.

E de Óbidos seguimos para Nazaré,local das ondas gigantes .Sabíamos que não haveriam as enormes ondas,mas valeu a pena ter conhecidos o local,já que a vista é linda.Fico imaginando a sensação indescritível de ver as gigantescas ondas dali do alto!!!Tem como você descer uma escadaria e ficar bem próximo ao mar!

IMG_1478

Lá de cima você pode ver a cidadezinha e as praias…um local bem charmoso e pequeno!

 

 

Fafe foi o destino final deste dia e nos surpreendemos com a beleza do local…dormimos  numa minúscula vila, no interior do interior ,numa casinha inacreditavelmente fora dos padrões de tudo que já tínhamos estado.Só quem estava lá pode compreender o que digo.Nada como uma boa massa e muito vinho!!!!Ao acordar percebemos o quão linda era a região!!!

Saindo de Fafe ,passamos por pequenas cidades até chegar em Braga,onde apreciamos a cidade do alto,no Santuário de Bom Jesus do Monte.

IMG_1606

Em Guimarães nos despedimos de Portugal…curtimos a cidade com a calma de quem não quer esquecer Portugal.Visitamos o Castelo ,andamos pelo centro histórico e largo das oliveiras,onde sentamos para almoçar. Fechamos com chave de ouro nosso dia saboreando os maravilhosos doces conventuais.

 

Escrever este post me deu uma saudade de tudo que passamos juntos em Portugal…Um bom vinho do Porto pode ajudar a escolhermos o  próximo destino!!!

Anúncios

3 comentários sobre “Portugal de norte a sul

  1. Nossa… deu saudades dessa viagem!!!! Lugares maravilhosos que foram mostrados de uma forma muito explicativa, o que vai ajudar muitos amantes de viagem a montar seu roteiro podendo aproveitar ao máximo esse país que possui tanta história e tantos lugares fascinantes pra serem conhecidos!!
    Parabéns Neiva!!🔝

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s