Cusco e Machupichu …tá esperando o que para fazer as malas?

DSC00654
Conhecer Cusco e Machupichu tem que estar na sua lista das coisas para se fazer na vida…de preferência enquanto tiver condições físicas de subir e descer e também quando puder dar uma escapada sem filhos.Não aconselho ir com crianças porque você não irá curtir o passeio, ficando o tempo todo preocupado em ver seu filho cair dos inúmeros locais perigosos e sem proteção.Procure também fugir da época de chuva,que vai de dezembro a março.Fora isso você irá curtir cada instante que estiver por lá.
A viagem de Lima até Cusco geralmente é feita de avião e leva em torno de uma hora.De ônibus você leva quase um dia,não vale o custo benefício porque você perde muito tempo e se torna desconfortável.Ficar em Cusco por uns dias antes de seguir para Machupichu é aconselhável,porque você vai acostumando com a altitude.

DSC00425
cusco

Cusco fica a 3400 metros acima do nível do mar e se prepare para as consequências da altitude,que são dores de cabeça e fadiga.No primeiro dia procure não fazer passeios cansativos,evite comidas pesadas e gordurosas e bebida alcóolica(mesmo o delicioso pisco).Tome bastante água e sim, tome o chá de coca!Fique pelo centrinho…tem muitas coisas para ver e bater fotografias.

DSC00420
DSC00797
DSC00794
DSC00779
DSC04784
DSC00775

No centro também tem alguns museus…procure informações sobre o boleto turístico que inclui a entrada para vários locais.
DSC04775
DSC04778
Dê uma caminhada pelas lojas,tem um local mais afastado onde tem um centro de compras com inúmeras lojinhas…o artesanato é incrível,as cores vibrantes…dá vontade de levar tudo.
DSC04744

DSC00779
Passeie pelas ruelas,você irá encontrar muitas mulheres vendendo frutas,sentadas à beira da calçada e a todo instante aparecerá pessoas com trajes típicos da região evocê tirará várias fotografias.
DSC00821
DSC00772

E as crianças?O que dizer delas?São lindas e coloridas!
DSC00829

Um dos pontos próximos a Cusco que você pode fazer assim que chegar é Tambomachay, um local antigamente de descanso e relacionado à água e regeneração da terra.Fica a uns 7 km de Cusco e você pode comprar o pacote em qualquer agência de lá.Nós fizemos no mesmo dia que chegamos porque é um passeio perto e não tem muito o que caminhar .O local tem pedras octogonais que não entram nem uma folha de papel…bem interessante para a época.E a vista de Cusco é muito legal…


DSC04317
Em Cusco curta os restaurantes porque a comida é ótima…aliás, a culinária peruana é uma das mais ricas do mundo.Tem restaurante para todos os gostos e bolsos,até Macdonalds você encontra lá e tudo está concentrado no centrinho.O Cuy é um prato típico da região ,que é um porquinho da ìndia. Não posso dizer qual o sabor porque não tive coragem de comer o bichinho,assim como não provei a alpaca.Mas pelo visto têm muito boa aceitação ente os turistas.Um restaurante que está localizado na praça central,que foi dica de uma amiga, é o INKA,onde comemos um risoto de quinua maravilhoso e uma sobremesa de bombom de lúcuma com morangos,uma verdadeira perdição.O pisco sour é sempre bem vindo após o jantar..O local é agradável e os preços não são exorbitantes.
DSC00799

Não esqueça de levar roupas de frio pois final de tarde a temperatura cai bastante.Tivemos que investir numa manta depois de um passeio e nada melhor que comprar direto com quem faz!A noite é bastante gelada,a temperatura cai  e é hora de tirar aquele casaco da mala.
DSC00462

DSC00466

E como ir para Machupichu?A cidadezinha que você chegará de trem é Águas Calientes e depois você terá que pegar uma van para subir até Machupichu.Para ir para Águas Calientes você pode sair de trem direto de Cusco ou então ir numa excursão de ônibus até a metade do caminho,Ollantaytambo,conhecendo outros locais turísticos,e depois pegar o trem até Águas Calientes.Busque informações sobre os trens porque tem de diversos valores e horários.Aconselho dormir uma noite pelo menos em Águas Calientes…O bate e volta de Cusco é muito cansativo e você não curte nada.Além do que o lugar é bem gracioso,dá pra jantar e descansar pra curtir um dos locais mais lindos do mundo,Machupichu.Nossa escolha foi ir de ônibus até Olhantaytambo e trem até Águas Calientes.
Saímos então de Cusco pela manhã,passando pelo Vale Sagrado e seguimos até Pisac,passando por um mercado tradicional.A paisagem do vale é deslumbrante…prepare sua câmera e torça para ser um dia ensolarado!

DSC00486
parada para compras
DSC00503
Vale sagrado

DSC00512.JPG
Em Pisac tem uma parada para algumas lojas de prata, com coisas realmente bonitas.Numa delas tem um pão feito no local que vale a pena comer acompanhada de uma bebida chamada chicha morada,feita de milho roxo.Você vai ser surpreender ao provar.
Pisac…ah Pisac…adoramos o local…as ruínas são incríveis,caminha-se em torno de uma hora .Fique atento porque o tempo passa rápido e,quando vê já está na hora de voltar pro ônibus.
DSC00524
20140331_153937


Saindo de Pisac vamos para Urubamba e no caminho a paisagem vai se mostrando cada vez mais linda e logo tem uma parada para o almoço ,incluído no pacote, num restaurante com uma variedade enorme de pratos e sobremesas.
20140331_195935
Ollantaytambo é a última parada da excursão e é onde pega-se o trem para Águas Calientes.É um dos complexos arquitetônicos mais importantes do império inca , chamado de A Fortaleza.É a única cidade inca ainda habitada e fica na província de Urubamba.Prepare suas pernas porque tem bastante subida, mas o visual vale a pena!

20140331_205303
20140331_204251

Depois de toda essa caminhada,tire um tempinho extra para mais souvenires,mas não perca a hora porque o trem não espera!!!E é uma boa caminhada até a estação,mas pode pegar um tuc-tuc…vale a pena!
DSC04449
20140331_210640

O trem para Águas Calientes é legal…o caminho cheio de rios e belas paisagens e tem uma duração de 2 hs.O trem é comfortável e oferecem um café e um chocolate.

20140331_212319

Águas Calientes é um pequeno vilarejo onde geralmente as pessoas passam a noite para no dia seguinte  seguirem viagem até Machupichu.

Em Águas Calientes ficamos num hotelzinho nada muito luxuoso mas com uma boa cama ,banho quente e café da manha razoável.A cidade é pequena mas um jantar vale a pena além de novas aventuras em souvenires!!!


A subida de Machupichu é sempre cedo na parte da manhã e os translados saem do centrinho.Todos os hotéis ficam perto e você vai caminhando.Coloque na sua mochila uma água e um lanche leve pois só tem um restaurante fora do complexo e você vai precisar tomar beber ou comer algo depois de subir e descer por caminhos e mais caminhos em Machupichu.
20140401_114624
A estrada é cheia de curvas e sem asfalto e se isso for uma causa de enjôo para você,modere no café da manhã.Em meia hora você estará na entrada do parque.
20140401_170449
Não fique chateado se chegar lá e as nuvens estejam cobrindo tudo…logo o sol aparece e você terá uma vista inacreditável.Sempre tem um guia com a excursão,mas caso você queira,pode contratar um só para você.Tudo é lindo e você fica querendo bater foto o tempo todo!!Tome cuidado por  onde anda pois nada tem corrimão e uma esbarrada em alguém pode ocasionar um sério acidente.Por isso não indicaria para crianças ou pessoas com problemas em subir e descer degraus.Se tornará um pesadelo…
Enfim…Machupichu!!!
DSC00580

DSC00654

DSC00661

Depois de curtir tudo em Machupichu,fique atendo à saída do ônibus que o levará até Águas Calientes e de onde pegará,no mesmo dia, o trem para Cusco ou Olhantaytambo.Na volta escolhemos ir de carro particular de Olhantaytambo até Cusco e ,para nossa surpresa,nos mostrou outras paisagens lindíssimas.
DSC00749
Curtimos mais uma noite em Cusco e seguimos para o Brasil,já que tínhamos feito Lima uns dias antes. Cusco e Machupichu merecem no mínimo 5 dias pois tem muita coisa para ver.Se quiser fazer as coisas com calma e curtir a  energia da região, fique uma semana.
Viajar com pessoas amigas não é o máximo? Nós nos divertimos muito!E você ta esperando o quê?VIAJAGORA!

Viajagora.blog…veja outros posts e embarque na nossa viagem!20140331_154056

Anúncios

2 comentários sobre “Cusco e Machupichu …tá esperando o que para fazer as malas?

  1. viagem inesquecível… com companhias maravilhosas…dica muito boa de roteiro pra uma viagem surpreendente e com uma energia muito grande! É um lugar que vale a pena conhecer!!! Deixou saudades….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s