San Martin de Los Andes…o que se faz por lá?

 

 

DSC03460

San Martin de Los Andes é uma cidade localizada na provincia de Neuquen,sendo a principal cidade de regiao. Se encontra a 1300 Km de Buenos Aires , mais ou menos umas 2 hs e 20 minutos de avião.Tem vôos diários mas ,muitas vezes por motivos climáticos, os vôos são transferidos para Bariloche ou então cancelados.A Aerolíneas Argentina, de vez em quando, deixa a desejar…
O aeroporto de San Martin é pequeno,mas tem um café onde pode-se fazer um belo lanche…o local é agradável e tem wifi (às vezes somente depois de várias tentativas).
Do aeroporto até a cidade são mais ou menos uns 20 minutos de carro…a paisagem já começa a se mostrar maravilhosa… as montanhas ao fundo,cobertas de neve no período do inverno.

 

A cidade é pequena ,algo em torno de 30 mil habitantes,mas muito charmosa.O centrinho é cheio de lojinhas e tem desde lojinhas para comprar lembrancinhas até lojas com roupas maneiras e de ótimas marcas..É o local ideal para compras de roupas de inverno,principalmente roupas e equipamento de esqui.

Comer em San Martin é muito bom,ainda mais no frio…restaurantes e cafeterias estão por toda parte.La Costa,La barra e Vieja Deli são ótimos e estão a beira do Lago Lacar…vale muito a pena almoçar com esse visual.Também são bons os restaurantes Bambu e Ku de los Andes..Não deixe de ir nas cafeterias…muitos lanchinhos e sobremesas saborosa e bebidas deliciosas.Uma coisa que nos surpreendeu foram as padarias…com doces deliciosos para levar para casa,desde os croissants até os doces recheados com goiabada e doce de leite.Uma loucura!!!


San Martin também tem uma hotelaria boa…são muitos hotéis e de vários preços.Se você quiser ter uma experiência no inverno de  acordar com neve,procure ficar em Miralejos ou então em Las Pendientes.Em Miralejos você estará num local maravilhso,mais calmo e um visual de tirar o fôlego.Fica há uns 25 minutos do centro e você dependerá de carro.Se você quiser ficar mais perto do cerro Chapelco e sair esquiando,vá a Las Pendientes,os hotéis são um pouco mais caros mas vale a pena. Caso queira ficar mais na região do burburinho,fique então no centro.Os hotéis são sempre quentinhos,não se preocupe que frio você não passará.

Ficamos em Miralejos,na casa mais alta de San Martin. Eu diria que foi um dos locais mais incríveis que ficamos…um espetáculo inesquecível!

DSC03495

DSC03533

Estávamos no topo de uma das regiões mais lindas da Argentina.Tivemos uma experiência única de viver por alguns dias como verdadeiros moradores de San Martin.Pegar lenha e manter o fogo,fazer compras ,tirar a neve do carro e manter a bebida gelada,essa fácil de fazer!

A cada dia nevava mais e a paisagem se tornava impressionante.Não tínhamos vontade de sair de casa!!!

DSC03581

DSC03568

 

Caso você alugue casa ou apartamento,tem mercados no centro onde você encontrará de tudo para sua estadia.Trazer umas coisinhas gostosas da “panaderia” e tomar um vinho,fecha com chave de ouro um dia de esqui!.Ainda mais em boa companhia!!!

 

Com tanta beleza e gastronomia esquecemos do principal: o esqui!!! A estação de esqui de San Martin é Chapelco, para mim uma das melhores da Argentina.Fica a 1.980 metros de altitude e tem mais de 28 pistas de esqui,de todos os níveis.Mesmo que você não esquie,vale a pena subir e tomar um chocolate quente com uma ista magnífica!Se for esquiar e não tiver as roupas e nem  equipamento,alugue no centro da cidade.Às vezes é mais barato além de você não perder tempo de provar tudo, isso vai lhe tomar mais de uma hora.Tem vários locais que alugam no centrinho,como A Bumps e Pioneros.Busque lojas que deixem seu equipamento já na montanha…isso facilitará sua vida.Não economize na sua segurança,por isso capacete é essencial!!!

IMG_1343
procure lojas que você possa pegar seu equipamento na montanha

As pistas são excelentes,Os skilifts são modernos,os restaurantes agradáveis e a neve …nem preciso falar!!! Então já está na hora de pegar o skilift e se divertir!!!

E assim chegamos na montanha…agora  é só curtição!

IMG_1359.JPG

São vários teleféricos até subir ao topo…leve um mapinha da pista para saber qual pegar ,de forma que você  não saia em uma pista mais difícil que sua habilidade! Se isso acontecer,haja coração e pernas pois na maioria não tem como voltar! Das cadeirinhas você tem uma vista linda,ainda mais se pegar um dia ensolarado.Se prepare para congelar na subida,por isso invista em roupas de boa qualidade…vai fazer a diferença!

Mas vale a pena todo esse frio para subir…sair da cadeirinha e deslizar na neve é uma sensação indescritível.Bom…isso se você já não sair da cadeirinha de cara no chão! E acontece muito,principalmente com principiantes.Eu diria que quando você conseguir sair do skilift sem cair,pode se considerar um esquiador!!!

Vamos descer???Fotos ,fotos e mais fotos!!!Aliás uma foto na montanha significa uma parada longa pois tem a luva p tirar ,esperar a família se reunir,congelar a mão,botar a luva,guardar o celular e assim por diante.Mas acho que vale a pena ..olhem só!!!

Gostei muito de Chapelco pois as pistas são largas,fáceis de descer.

Cansou de esquiar,quer dar uma paradinha para o lanche?Na montanha tem tudo e em vários locais,dependendo da altura que você se encontra.Mas observe que em horários de almoço e final de tarde está tudo lotado!!!Levar uma mochilinha pequena nas costas com uma água ,chocolate,castanhas ou mesmo um sanduíche não é má idéia. Assim você pode esquiar nos horários de pico,fazer seu lanchinho e almoçar depois com mais tranquilidade.Fora que os preços são bem salgadinhos nos restaurantes da montanha para ficar toda hora lanchando lá.Ainda mais se você tem pela frente vários dias de esqui. Cuide de seu equipamento na hora de largar para ir ao restaurante.Procure deixar num local visível pois têm muitos equipamentos alugados  iguais e,às vezes,as pessoas pegam sem querer.Aí é aquela dor de cabeça pois você perde tempo até achar o seu.

E você tem que ter uma força de vontade muito grande de sair deste local quentinho,ainda mais depois comer bem!!! Mas quem esquia sabe que é quase um vício deslizar pelas pistas e logo a preguiça passa.Ainda mais se estamos com amigos!

Caso você não queira esquiar todos os dias,conheça os arredores de San Martin.Ah…isso é imperdível!Se estiver de carro vá até Villa La Angostura  e Bariloche e curta a região dos 7 lagos…são uns 110 Km e vale a pena.Acho que este passeio fica mais lindo na primavera e verão..onde tudo está florido e colorido.Fomos no inverno e o tempo não ajudou.E setembro é uma época boa para ir,dependendo do ano ainda há bastante neve e pouca gente nas estações de esqui.Além de ser bem mais barato tudo,pois é baixa temporada.Fique no mínimo 10 dias em San Martin…e ainda você vai ficar com gosto de quero mais.


IMG_1389IMG_1551

E foi o que sentimos…A neve caiu a noite toda e nos contemplou com uma paisagem de levar na memória e no coração!Alguém ali que queria se despedir!

IMG_1500

Essas curvas vão deixar saudades…

 

Quem sabe já não é hora de pensar em outra estação de esqui?

Não espere para viajar!!!!Viajagora!
E curta San Martin!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s